Hands-on the Metal Gear Solid 4 [Traduzido]

Três semanas atrás, a Konami deu a alguns jornalistas uma oportunidade única. Quatorze pessoas do mundo todo se reuniram no Konami Super Campus em Nasu, para ter a experiência de jogar um dos títulos mais esperados atualmente, Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, em um acampamento montado para a ocasião. Não nos foi mostrado apenas alguns níveis novos ou demos de gameplay; no lugar disso fomos seqüestrados por três dias para realizar duas tarefas específicas. A primeira foi a de jogar inteiramente o jogo do início ao fim com a equipe da Konami.

A segunda tarefa foi ainda mais importante, porque ao final de cada sessão de gameplay, nos era pedido um feedback detalhado, para que a e
quipe de desenvolvimento pudesse fazer os últimos ajustes para o build final do jogo. Não estávamos sozinhos nessa experiência, Hideo Kojima em pessoa passava pelo mesmo processo ao mesmo tempo que nós. De certa forma, nos tornamos parte da equipe de design do jogo. Como eu disse antes, essa foi uma oportunidade única na vida, especialmente para qualquer fã de Metal Gear Solid. Não só tivemos a chance de terminar o jogo antes de qualquer pessoa, como também contribuímos para o jogo como um todo que ira ser lançado mundialmente em 12 de junho.

O capítulo final de uma franquia há 20 anos no mercado
e que constantemente redefine o gênero stealth action, Metal Gear Solid 4 trás Solid Snake de volta das sombras para uma última missão, eliminar seu nêmesis, Liquid Ocelot. Mas, como qualquer outro jogo da série, há muito mais coisas acontecendo que uma simples missão de assassinato. Eu certamente não vou contar nenhum spoiler aqui, pois há muito sobre o que falar. No lugar disso, eu vou detalhar mais uma seção do jogo que já cobrimos anteriormente: a área do Oriente Médio que Snake infiltrou nos trailers e demos divulgados.

Mas primeiro permitam-me revelar uma informação
que não sabíamos anteriormente. Enquanto os antigos jogos da série eram relativamente lineares, MGS4 segue um caminho diferente, sendo muito mais open-world. Embora ainda existam locais que Snake precisa alcançar para ativar determinados eventos (locais esses que serão indicados no mapa), você terá múltiplos caminhos a seguir para chegar a sua destinação. Isso proporciona muito mais flexibilidade ao fazer seu caminho por entre os campos de batalha em que MGS4 está inserido.

Como nos foi dito no trailer da E3 do último ano, a guerra mudou completamente o mundo. Não há mais diplomacia entre os países. Conflitos se tornaram um fator financeiro por si só, movimentando a economia global em virtude das PMC (Companhias Militares Privadas) que constantemente se movem por áreas do globo causando conflitos. Na verdade, batalhas não são mais entre países, mas sim entre facções lutando contra outras facções. Até mesmo os civis não estão a salvo nessa nova ordem mundial, já que a maioria das pessoas nascem simplesmente para lutar e morrer, a maioria sequer tendo uma razão ou motivo para ir a guerra. Esse conflito constante entre soldados melhorados cientificamente através de nanomáquinas é um fator muito significante no jogo, e possui uma grande significância nas suas explorações na arruinada paisagem do Oriente Médio.

É exatamente nesse tipo de tumulto regionalizado que Snake começa sua participação. A primeira vez que você ver o lendário soldado, ele vai estar
vestido nos trajes da milícia local, que ele usa para se infiltrar no vilarejo durante o ataque. Mesmo sua roupa parecendo com a dos milicianos locais, ele ainda não ganhou a confiança destes. Isso proporciona uma mudança no estilo ?lobo solitário? que Snake realizou nos jogos anteriores. Escolher lutar ao lado da milícia significa ganhar aos poucos a confiança dos demais guerreiros. Isso pode ser uma vantagem para você, pois se convence-los de suas intenções, os soldados da resistência lhe retribuíram com itens, munição e cover fire. no entanto, essa aliança pode ser bem frágil, principalmente se sua mira for ruim (). Não apenas seus antigos aliados se voltarão contra você como a milícia como um todo, e talvez você tenha de voltar ao seu uniforme de milícia para evitar suspeitas ou melhor se misturar com os grupos da resistência, e então podendo finalmente completar sua missão.

Falando de mudar sua aparência, o traje OctoCamo funciona melhor do que já havíamos visto em trailers antigos. De a Snake dois ou três segundos
sem se mover sobre uma superfície e ele imediatamente se ?combina? ao ambiente. É um excelente artifício baseado nos elementos de camuflagem de Snake Eater e que facilita consideravelmente a vida de Snake ao se infriltrar nos campos de batalha sem chamar a atenção das tropas das PMCs. Falando nelas, essas tropas (e os NPC em geral) não andarão simplesmente por caminhos pré-definidos de patrulha. Eles vão procurar e scanear o ambiente constantemente, comunicando qualquer coisas suspeita aos seus companheiros e chamando por apoio, fazendo inimigos muito mais ameaçadores que os outros já enfrentados por Snake.

Além de usar o OctoCamo para sumir de vista, você pode adquirir um latão de lixo para ajudar a se esconder e até mesmo atacar seus inimigos. (Bla-bla-bla, todo mundo sabe dessa parte)

Essa é apenas uma das formas de Snake abater seus inimigos. Ele agora tem uma nova gama de movimentos de CQC, como estrangula-los s
ilenciosamente no chão. Nós notamos que os soldados inconscientes permanecem muito mais tempo no chão do que antes, seja la o que os nocautear, tranqüilizantes, stun-knife, sufocamento ou ser atropelado por um latão de lixo. Mas as vezes pode ser que você precise de mais poder de fogo além dos meios não-letais, particularmente quando você e seus aliados forem encurralados por um grupo de PMC em transportes blindados. Você tem algumas opções nesse caso. A primeira é procurar um morteiro e usa-los para explodir a proteção dos inimigos. Em compensação ao fato de estar totalmente exposto ao operar o morteiro, Snake pode distribuir uma quantidade ilimitada de tiros da arma. Junto ao seu evidente poder destrutivo, o efeito das explosões poderá nocautear os inimigos próximos dela, se não elimina-los completamente.
A segunda maneira é usando as armas que você adquire dos inimigos derrotados. Como nos jogos anteriores da série, você vai conseguir pistolas, metralhadoras, granadas e outros tipos de armas. No entanto há uma mudança no método de obter as armas. Nesse mundo de PMC e facções rebeldes, todas as armas são codificadas para soldados específicos através de suas nanomáquinas individuais. Se você não é aquele soldado, então não poderá usar a arma. Então como você irá usar armas novas no jogo?

Você precisar que alguém ?lave? as armas, removendo essa n
ova trava específica. Em MGS4 esse será o trabalho de Drebin, o misterioso personagem novo introduzido em trailers antigos. Esse novo sistema de comprar funciona da seguinte forma: cada arma que cruzar o caminho de Snake é imediatamente transformada em Drebin Points, representando o seu atual valor de mercado durante aquele dia. Quanto mais violento o conflito no mundo, mais pontos você recebe. Os jogadores podem então usar esses pontos para desbloquear as armas coletadas para o seu uso, ou então guardar esses pontos e usa-los depois no ?Drebin Shop? em troca de itens, munição, lasers, hand grips e lanternas. Esses itens adicionais melhorar a mira e estabilidade da arma, tornando-a muito mais útil em combate. E ainda, se retornar ao Drebin Points em determinados dias, você terá os seus pontos valorizados ou ainda receber promoções especiais ( )

Felizmente você não precisará voltar toda vez para conseguir novas armas. O Metal Gear MkII pode ajuda-lo nessa tarefa, convertendo automaticamente armas em pontos, adquirindo munições e outros itens no campo de batalha. Graças ao seu tamanho e camuflagem stealth, o robozinho pode ser incrivelmente útil, até mesmo para abater inimigos com seu choque de pequena voltagem. No entanto ele tem um limite de alcance e funciona por intermédio de baterias, que deverão ser recarregadas para que volte a funcionar.
Mark II não é o único equipamento novo que Snake terá a sua disposição em MGS4. Otacon andou trabalhando muito em um novo sistema de visão e reconhecimento chamado de Solid-Eye, que combina as utilidades de múltiplos itens dos jogos anteriores. O dispositivo ótico possui três tipos de visão: noturna, térmica e zoom.

Snake, assim como precisava se preocupar com a stamina em jogos anteriores, agora terá duas novas barras: a psicológica e a de stress. Snake já não é m
ais jovem como costumava ser e o resultado disso são essas duas novas barras que demonstrarão e influenciarão no seu comportamento e modo de agir durante as batalhas. A barra psicológica mede como ele vai reagir mentalmente no campo de batalha. Quando as coisas estão relativamente calmas, ele pode mirar e atirar sem a menor dificuldade, mas se ele faz movimentos que o desgaste fisicamente, como rolar no chão ou procurar abrigo de grandes rajadas de fogo, ele vai começar a perder sua concentração, transformando tiros fáceis em difíceis. Snake também vai sentir as dores da sua idade muito mais e as vezes reagir a uma dor nas costas ou qualquer outro sintoma de seu corpo mais frequentemente, indicando que ele está ?chegando ao seu limite?. Isso se correlaciona com a barra de stress ? se essa exaustão mental ocorrer por muito tempo, sua barra de stress vai começar a subir. Se chegar a um nível muito alto, Snake imediatamente sentirá o ?Combat High?, um pequeno momento em que sua mira melhorará muito e ele causará muito mais danos (?? Eu não entendi bem essa parte...) Infelizmente, após o combat high, Snake vai sentir o impacto/efeitos do sintoma e suas barras de stress e psicológica cairão drasticamente. Isso pode causar danos a saúde de Snake além de deixa-lo vulnerável aos inimigos.
Obviamente, ficar em um estado vulnerável contra os soldados das PMC é perigoso, mas isso nem se compara a enfrentar um dos maiores inimigos que você vai encontrar no Oriente Médio: os tanques bípedes conhecidos como Geckos. Essas monstruosidades de metal que dominaram os antigos trailers do jogo, podem facilmente eliminar um pelotão inteiro de homens sem sequer ganhar um único arranhão, e sua agilidade em escalar paredes, pular barricadas e atirar em alvos fazem deles uma ameaça seja em combate próximo como combates à distância.

Outra ameaça vem da guarda pessoal de Liquid, as chamadas
FROGS. Um esquadrão de super-humanos melhorados com artifícios tecnológicos que foi mostrado em trailers antigos. Esse esquadrão composto unicamente de mulheres vestidas de trajes cibernéticos que possibilitam que subam em paredes e atirem em inimigos (adivinha quem) de qualquer ângulo. Sua velocidade e habilidades acrobáticas ajudam a desviar de balas, o que as torna ainda mais perigosas. Isso fica comprovado quando você luta nos destroços de um hotel cheio de armadilhas, em que qualquer passo pode ser o último de Snake. Felizmente ele não estará sozinho nesse momento. Meryl e sua Rat Patrol ajudam e muito nessa hora.

Esse quarteto é composto do gigante Jonathan, o atirador Ed, o
hilário Johnny e Meryl, que está surpresa, mas não exatamente emocionada ao ver Snake. Mas para os dois (Snake e Meryl) completarem suas missões, terão que se juntar para repelir a guarda de Liquid e enterra-los nos destroços do hotel.

Meryl não é a única personagem conhecida de Snake a dar as caras. Otacon fornece suporte de inteligência abordo de um veículo, dando dicas e cobertura a Snake com o Mark II. Otacon também passa os objetivos e informações à Snake nas várias situações do jogo e durante numerosas cutscenes, que apresentam interessantes pontos da história de Metal Gear através de seqüências de Flashback
. Apertando L1 ou X na hora certa, Snake pode ativar uma seqüência de imagem dos títulos anteriores, adicionando mais profundidade aos tópicos que estiverem sendo discutidos no momento. O que é uma excelente forma de ajudar a completar as peças do complexo quebra-cabeça que é o universo de Metal Gear.

Essas cutscenes não são a única forma do jogador conseguir informações sobre o backgorund do jogo e das situações que Snake enfrenta. Entre as operações, Snake vai receber detalhes de suas próximas missões, as ações de Liquid e a ameaça que as PMCs podem oferecer na área a qual ele se destina.

Visualmente, Metal Gear Solid 4 é ainda mais impressionante no console rodando do que nos trailers divulgados. Nos sempre temos a sensação de que Kojima esta nos mostrando um incrível material, mas os detalhes presentes no jogo são de tirar o fôlego. Um exemplo: quando uma explosão ocorre perto de Snake, uma pequena camada de poeira cobre a câmera, adicionando uma atmosfera cinematográfica ao jogo. Outra demonstração dos belos gráficos é a quase imperceptível transição das cutscenes para o gameplay, muitas dela sendo indicadas por uma transição de câmera mostrando que a cena acabou e o gameplay começou.

Outra coisa fora do comum é a qualidade Sonora do jogo. Que é apresentada por Certified Dolby Digital Sound. Os sons do ambiente de guerra proporcionam uma tensão incrível, fazendo com que você se sinta realmente uma pequena parte de um grande conflito. A trilha sonora do jogo é uma mistura das influencias musicais locais e outros sons variados, no Oriente Médio por exemplo uma batida techno começa quando os guardas tomam conhecimento de sua presença e ainda aumenta quando o combate começa.

Como eu disse antes, há muito pouco que eu posso falar agora, mas esse é o system-seller que todos nós esperamos que MGS4 seja. Esse preview apenas arranhou a superfície; sequer descrevemos as batalhas com os chefes, as inovações mecânicas do jogo ou outras coisas que farão desse título uma conclusão digna.


FONTE: IGN / TRADUÇÃO: Fórum UOL

3 comentários:

Unknown disse...

Cara, mal posso esperar pra por as mãos nesse jogo. É nessa parte que o Playstation 3 mostra a que veio.

UKaTo disse...

Acredite cara, você não é o único.
Eu também estou muito ansioso para esse jogo, infelizmente ainda não tenho um plastation 3, mas com certeza, um dia eu terei...(agora só falta saber quando...)

Unknown disse...

Karas...
Ja tenho u Play 3, i já tenho u jogo!
É muito FODAA!!
Vale a pena!

ABRAÇOS

Template by - MGS Blog Brasil | Suporte by MGS Blog Brasil